Confira!
A indústria de brinquedos movimentou, em 2011, U$ 75,1 Bilhões no mundo, sendo que pouco mais de 1% deste montante diz respeito ao mercado de Bolas, o brinquedo preferido de toda criança brasileira.
As bolas (de vinil) são produzidas pelo processo de rotomoldagem, onde um Plastisol (ver artigo O que é um Plastisol?) depositado em um molde, é submetido a movimentos de translação e rotação, dentro de um forno a altas temperaturas. Após a retirada do produto já solidificado, o mesmo para por um processo de enchimento de ar, e pronto, a bola está produzida!
Para que tudo isto ocorra, uma válvula de PVC é colocada na bola, para que o enchimento seja possível. Após o enchimento, a válvula é fechada com um pino de bola.
Esta válvula é produzida na Moléculas, a partir da reciclagem dos resíduos das indústrias de bola, e posterior extrusão, e é chamada de ESPAGUETE DE PVC, devido ao seu aspecto (após a extrusão) parecido com a famosa comida.
Ou seja, as bolas que são refugadas das indústrias, são moídas na Moléculas e reprocessadas como Espaguete de PVC. Um processo ecologicamente sustentável, que tem por objetivo dar uma nova destinação a um sub produto.
Aproveitar resíduos das Bolas de Vinil? Isso é MOLÉCULAS!
Confira mais imagem:
Gostou? compartilhe!